Esta insana moto elétrica foi fabricada com peças de titânio impressas em 3D!

Esta insana moto elétrica foi fabricada com peças de titânio impressas em 3D! Termos como “futurista” e “inovador” são frequentemente usados quando se fala sobre novas motos, mas poucas são tão merecedoras quanto a mais recente criação elétrica da Fuller Moto. Apelidada simplesmente de 2029 Majestic, é uma moto que não só tem uma estética ultramoderna, como também foi construída com tecnologia de ponta.
Inspirando-se na clássica Majestic francesa de 1929, o modelo apresenta uma carroceria de alumínio esculpida totalmente fechada, direção centrada nos cubos e linhas elegantes como o seu antecessor modelo centenário. Mas é aí que as semelhanças terminam. Criada por Bryan Fuller, esta moto futurista apresenta peças de titânio impressas em 3D, rodas de policarbonato transparentes – ao contrário do original, não têm raios – e é equipada com um motor elétrico.
Baseada numa das motos elétricas FXS da Zero Motorcycle, Fuller e sua equipa combinaram técnicas modernas, como maquinação em CNC, com fabricação tradicional para criar a Majestic 2029. A oficina virou o chassis de cabeça para baixo e reposicionou as baterias para que o motor se alinhasse com as grandes rodas de 23 polegadas. Elementos intrincados, incluindo o chassis, o braço estabilizador dianteiro e a mesa de direção, foram impressos em 3D usando titânio com um nível de precisão quase impossível de alcançar à mão. Finalmente, Fuller pintou parte da moto com uma tonalidade azul, em homenagem à Majestic original.
“Fui inspirado pela impressão em 3D, permitindo que a minha criatividade corresse solta e criasse formas orgânicas que são quase impossíveis de fazer com meios tradicionais. Sem limites para o design, consegui criar algo único que só poderia existir no espaço entre o artesanato e a inovação da tecnologia”, afirmou Fuller. Em termos de potência, a Majestic 2029 tem uma velocidade máxima a rondar os 136 km/h, com 46 cavalos e um alcance de 160 km. Em comparação, a Majestic 1929 restaurada tem apenas 14 cv e uma velocidade máxima de 88 km/h.
Como é possível adquirir este futurista modelo? Infelizmente, já não será possível, uma vez que existe apenas um exemplar e já foi vendido ao Haas Moto Museum and Sculpture Gallery, para se juntar à sua abrangente coleção de mais de 190 motos personalizadas. Ainda assim, a criação por si só ajudou a impulsionar ainda mais o design no mundo das duas rodas. “A evolução de como os veículos únicos são construídos está a mudar rapidamente, assim como em muitas disciplinas. A partilha de informações cria enormes oportunidades no avanço da fabricação e design destas máquinas dos sonhos”, acrescentou.
*Texto redação