
1891
Em novembro de 1891, os empresários Bob Walker Smith e Albert Eadie adquirem a George Townsend & Co. de Hunt End, em Redditch. A Townsend é um respeitado fabricante de agulhas com mais de 50 anos, que tinha começado recentemente a fabricar bicicletas.
1893
O duo ganha o contrato para fornecer peças de precisão à Royal Small Arms Factory de Enfield, Middlesex. Para celebrar esta prestigiada encomenda, a empresa passa a chamar-se Enfield Manufacturing Company Ltd. e batizam como Enfield a primeira bicicleta desenhada por Bob Walker Smith. No ano seguinte, as bicicletas passam a chamar-se Royal Enfields e é introduzido o lema ‘Made Like a Gun’.
1898
Bob Walker Smith desenha o primeiro veículo motorizado da empresa, assente numa bicicleta de quatro rodas conhecida como quadriciclo. Estava equipado com um motor De Dion de 1 ½ cv. A empresa define finalmente a sua designação comercial como The Enfield Cycle Co. Ltd., nome que usará nos 70 anos seguintes.
1900
A Royal Enfield inicia-se no mundo da competição quando um dos seus quadriciclos participa no “1000 Miles Trial”. Através de um sinuoso percurso de cross-country de Londres a Edimburgo, o evento ajuda a persuadir o público inglês acerca da viabilidade do transporte motorizado.
1901
É produzida a primeira moto Royal Enfield. Desenhada por Bob Walker Smith e pelo francês Jules Gobiet, é lançada no Stanley Cycle Show em Londres. O motor de 1 1/2 cv é montado à frente da coluna de direção e a tração à roda traseira é feita através de uma longa correia de couro.
1909
A primeira V-twin da Royal Enfield, usando um motor da suíça Motosacoche com 297 cc, é apresentada no Stanley Cycle Show. O modelo alcança numerosos sucessos em competição no ano seguinte, incluindo no “John O’ Groats to Lands End Trial”.
1914
A primeira moto com motor a dois tempos da Royal Enfield entra em plena produção. À medida que a Inglaterra se envolve na I Guerra Mundial, a maior moto da marca, a 770 cc de 6 cv com motor v-twin JAP, assume a prioridade. Durante o conflito, a empresa fornece motos aos exércitos inglês, belga, francês, dos Estados Unidos e da Rússia Imperial.
1924
O desenvolvimento contínuo resulta numa gama de oito modelos, incluindo o lançamento da Sports Model 351, a primeira Royal Enfield a 4 tempos, com um motor JAP 350 cc OHV e seletor de mudanças operado pelo pé. Também surge a “Ladies Model”, uma 225 cc a 2T.
1926
Um grande incêndio deflagra na fábrica de Redditch. A brigada de incêndios da própria empresa consegue travar as chamas que ameaçam engolir toda a fábrica.
1928
A Royal Enfield adota os mais modernos depósitos de combustível em junção com o assento, em lugar dos ultrapassados depósitos planos. Foi também dos primeiros fabricantes a trocar as forquilhas tipo Druid para as forquilhas tipo Girder de mola central.
1930
A década arranca com uma diversificada gama de onze modelos, desde a Model A 225 cc a 2T, à V-twin Model K de 976 cc. Na gama média são produzidas as novas 350 cc de válvulas laterais e 500 cc OHV, com cárter seco.
1932
Nasce a lendária “Bullet”. É dada a conhecer pela primeira vez em novembro de 1932 no Olympia Motorcycle Show em Londres. São produzidas três versões: 250, 350 e 500 cc, todas com o motor ‘sloper’, inclinado para a frente, seletor de mudanças operado com o pé e pistões de alta compressão.
1933
Morre o sócio fundador e Co-Diretor Geral, Robert Walker Smith. O seu filho, o Major Frank Smith, que dirigia a empresa em conjunto com o seu pai há vários anos, assume o controlo total da The Enfield Cycle Company.
1933
Entra no mercado o inovador Model Z ‘Cycar’. Destinado às deslocações diárias, tem um motor a 2 tempos de 148 cc totalmente fechado e proteções para resguardar as pernas dos elementos.
1936
A Bullet 500 é radicalmente alterada com o lançamento da Model JF, que contava já com um motor vertical com cabeça de 4 válvulas. Uma versão desportiva, com cabeça em bronze, está disponível por encomenda.
1939-1945
A Royal Enfield produz um grande número de motos e bicicletas para o esforço militar britânico na 2ª Guerra Mundial. O mais icónico dos modelos militares é a 125 cc que passou a ser conhecida como “Flying Flea”. Esta 125 cc a 2T era montada numa estrutura especial para ser lançada de paraquedas e usada para a mobilidade rápida das divisões aerotransportadas atrás das linhas inimigas.
1948
O protótipo da nova Bullet 350 cc no pós-guerra, com um radical e inovador sistema de braço oscilante na suspensão traseira, é dado a conhecer no Colmore Cup Trial em março de 1948. Nesse ano, duas Bullet formam parte da vitoriosa equipa britânica que alinhou nos ISDT (International Six Days Trials), que tiveram lugar em Itália, com os seus pilotos a conquistarem medalhas de ouro.
1949
As novas Bullet 350 e 500 twins são lançadas no Reino Unido. Ambas as motos partilham o mesmo quadro, braço oscilante, forquilha telescópica e caixa de velocidades. Nesse mesmo ano, o empresário K.R. Sundaram Iyer funda a Madras Motors, empresa que iria importar motos inglesas para a Índia, incluindo as Royal Enfield.
1952
O piloto estrela da Royal Enfield, Johnny Brittain, vence os prestigiados Scottish Six Days Trial, na sua Bullet 350 cc, HNP 331.
1953
A Madras Motors recebe uma encomenda do exército indiano de 800 unidades de Royal Enfield Bullet 350. As motos chegam de Redditch no início de 1953 e demonstram ser um grande sucesso, provando-se resistentes e de fácil manutenção.
1955
A marca de Redditch associa-se com a Madras Motors para fundar a Enfield India. Os trabalhos têm início com a construção de uma fábrica em Tiruvottiyur, perto de Madras (hoje Chennai).
1956
É inaugurada a fábrica de Thiruvotriyur e as Bullet começam a ser produzidas sob licença. Inicialmente, as máquinas são enviadas de de Inglaterra em forma de kit e montadas na fábrica de Madras. No final desse ano tinham sido fabricadas um total de 163 Enfield India Bullet.
1957
Johnny Brittain vence os Scottish Six Days Trial pela segunda vez com a sua Bullet, terminando também no topo o Campeonato Britânico de Trial. Nesse ano é lançada a Crusader 250 cc em Inglaterra. Produzindo 13 cv, conta com um motor com caixa integrada no bloco e parte elétrica com alternador e bobina de ignição.
1964
A emblemática café racer Continental GT foi apresentada numa ação de grande impacto, quando uma equipa de jornalistas viaja desde John O’Groats a Land’s End (extremo NE da Escócia ao extremo SW de Inglaterra) em menos de 24 horas, com 8 voltas ao traçado de Silverstone pelo meio. A GT caracterizava-se por contar com um depósito desportivo em fibra de vidro, avanços, poisa-pés recuados, assento “racing” e conta-rotações.
1967
Com apenas dois modelos disponíveis no início do ano (a Continental GT de 250 cc e a Interceptor de 736 cc), a fábrica da Royal Enfield em Redditch encerra as suas portas. A produção da Interceptor continua nas instalações subterrâneas da Enfield em Upper Westwood, perto de Bradford on Avon, até ao seu fecho em junho de 1970.
1977
A Royal Enfield India começa a exportar a Bullet 350 para o Reino Unido e para o resto da Europa. As vendas crescem rapidamente, à medida que o modelo ganha uma legião de seguidores entre os entusiastas das motos britânicas clássicas.
1989
Estreia-se a nova Bullet de 500 cc e 24 cv. Este modelo é destinado principalmente aos mercados de exportação, onde está disponível nas versões Classic, Deluxe e Superstar.
1993
A Enfield India fabrica a primeira e única moto com motor a gasóleo produzida em série. Conhecida como Enfield Diesel, faz uso de um motor de 325 cc altamente eficiente a nível de consumo, instalado no chassis da Bullet convencional.